7 de novembro de 2016

Entrevistando a Escritora: Renata Dias

Oi gente, tudo bem?
Começamos novembro com novidades aqui no blog, E N T R E V I S T A N D O  O  E S C R I T O R (A), nos desejem sorte.
Para começar com o pé quente, nossa primeira entrevista foi com a escritora Renata Dias, que além de linda, escritora da série new adult/romance hot - Entre Quatro Paredes, também é DJ. Sem mais delongas, vamos a entrevista que é o que interessa.








Nome: Renata Dias Gitirana
Cidade onde mora: Salvador - Bahia
Idade: Quase 39 e doidinha para fazer 40 
@renatadiasoficial @djrenatadias





Acompanhamos você pelo Insta e notamos que lê bastante, em média quantos livros você lê no mês?
R: Varia muito de acordo com o meu ritmo de escrita. Se estou sem produzir leio compulsivamente, mas se estou meio a algum projeto, termino precisando deixar a leitura um pouco de lado. Considerando que em 2016, até então e cheia de trabalho, li 74, digamos que uma média 7 livros por mês.

Quando você descobriu que gostava de escrever?
R: Sempre fui apaixonada pela escrita, desde bem pequena mesmo! Comecei com cartinhas para uma prima que morava no Sul quando eu tinha ainda 6 anos de idade. Poesias e diários durante toda a minha infância e adolescência. Perto dos 20 mergulhei nos contos e a evolução chegou nos livros.

Você encontrou e/ou encontra dificuldades para lançar seus livros no mercado?
R: Com certeza. Infelizmente o mercado editorial nacional não investe em autores nacionais, principalmente os que estão começando a trilhar os seus caminhos. Entendo que é um mercado saturado e que a oferta é muito maior do que a possibilidade de atender essa procura, até porque os próprios leitores apostam mais nos títulos que vem de fora, mas o que mais vemos hoje são empresas que cobram valores exorbitantes para que os autores consigam viabilizar suas publicações.

Qual sua inspiração quando está escrevendo?
R: Meus sonhos, literalmente. As ideias surgem enquanto eu durmo e então deixo a história fluir. Já vi vários autores criticarem outros que dizem isso, mas não posso mentir para mim mesma e tenho pena de quem não acredita nessa possibilidade. Sou extremamente intuitiva e tenho um caderno ao lado da cama onde costumo pontuar tópicos dos meus sonhos. O bloco de notas do meu celular é uma loucura. Nada é perdido ou considerado surreal. Lá uma hora aparece o momento oportuno de aplicar em alguma história.

Um pouso para o amor estava no Wattpad (eu amei por sinal) ele será lançado no mercado?
R: Enviei para 4 editoras. Querer eu queria muito porque eu amei o resultado, mas não existe uma possibilidade real de investir financeiramente nele, pelo menos não nesse momento e por um bom tempo. Como as editoras pedem em média 4 à 6 meses para dar uma resposta, ainda estou no prazo, porém com os dois pés no chão e ciente de que muito provavelmente ele nem foi lido para merecer a atenção especial de alguma delas...

Como consegue conciliar a vida de DJ e de escritora?
R: Uma coisa não interfere na outra. A DJ atua mais nos fins de semana e geralmente a noite. Escrevo em qualquer lugar, todos os dias e a qualquer hora. O fato de ser notívaga é bastante positivo já que a madrugada é o horário onde mais consigo me entregar a escrita. São mundos opostos, mas que me complementam!

 Resultado de imagem para renata dias dj



Podemos esperar para 2017 - O Quarto da Cura, continuação da série - Entre Quatro Paredes - volume 3?
R: Era para ter sido lançado em 2016... ele está escrito desde 2013 e com a editora desde 2015. Se tudo correr como acertamos nos últimos e-mails, em março de 2017 ele estará à venda!!

Que dica você dá para quem está iniciando agora como escritor(a).
R: Não crie grandes expectativas em relação ao mercado, mas também não deixe que as dificuldades lhe impeçam de seguir em frente. Não pare de escrever. Não desacredite jamais do seu potencial com as negativas que certamente receberá. Não se assuste com os valores absurdos que lhe cobrarão para publicar a sua obra. O mais difícil você já faz... Ou acha realmente que qualquer um é capaz de escrever um livro? 
Preocupe-se em ter um bom conteúdo e fazer com que o seu público se interesse em ler o que você cria. Aposte em plataformas como o wattpad para começar e juro que eu gostaria que alguém tivesse me dado essa dica há três anos. 
Generalizando, não credite o seu sucesso na torcida dos amigos e parentes. A maioria deles dará bem menos valor do que você merece... A não ser que você exploda e vire um Paulo Coelho ou uma Lia Luft numa ascensão meteórica com as suas obras. Relacione-se bem com os blogs e parceiros literários... eles são uma peça fundamental na disseminação do seu trabalho.
E para finalizar, leia mais uma vez esses “conselhos” acima sem esquecer da parte mais importante: Não pare de escrever e nem desacredite do seu potencial diante das negativas! 

Qual mensagem/recado você deixa para seus leitores/fãs.
R: Minha palavra para cada um de vocês é uma que constantemente já uso nas minhas redes sociais: Gratidão! Espero continuar sendo merecedora de todo carinho e de cada incentivo. Sem vocês o meu sonho não seria possível!



Resultado de imagem para série entre quatro paredes renata dias
Abaixo as resenhas dos livros da querida Renata Dias:
image O quarto do sonho
image O quarto do conto

Renata agradecemos sua atenção e seu carinho com o nosso blog. Desejamos a você SUCESSO sempre, esperamos pelo Quarto da Cura em 2017. Um grande beijo!
É isso pessoal, espero que tenham gostado. Até o próximo Entrevistando o Escritor(a).

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

Olá Chuchu's *-*
Nós do DNA agradecemos sua visita, saiba que sua presença é muito importante e seu comentário deixa três aspirantes a blogueira feliz :D
Então comente, opine, critique e sinta-se em casa, pois tudo aqui é feito com muito amor para você!
Se quiser fazer contato por e-mail, utilize a aba: Contato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...  
 
© Dna Bookz - 2017. Todos os direitos reservados.
Layout criado por: Maidy. Modificado por: Edna Rodrigues.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo